Perfil

A Everythinks faz-se de perfil

Everythinks é a plataforma laboratório e portfolio do user experience (UX), user interface (UI) e product designer português Ruben Ferreira Duarte.

Designer quase todas as horas do dia e UX Lead Designer no TicAPP, o Centro de Competências Digitais da Administração Pública, integrado na AMA, a Agência para a Modernização Administrativa, na maior parte dos dias. O Ruben é amante confesso de fazer muitas perguntas, mas convive bastante mal com qualquer tipo de coisas desalinhadas, especialmente se for em cima da secretária.

Para além disso, nas horas vagas (as que sobram quando não está a viajar), é também formador nas áreas de UX/UI e editor do DXD, um blog em português que funciona acima de tudo como espaço de reflexão e partilha sobre a temática de digital experience design.

Fotografia do designer Ruben Ferreira Duarte

Notas biográficas

Ruben Ferreira Duarte é licenciado em Design Multimedia pela Universidade da Beira Interior (Covilhã) onde obteve a atribuição de duas bolsas de mérito escolar.

Certificação UX-PM níveis 1 (adotar), 2 (executar) e 3 (liderar) promovida pela associação internacional UX Alliance e coordenada em Portugal pela Tangível Academy.

UX Lead Designer com cerca de 15 anos de experiência e atualmente a trabalhar no setor público português.

Formador especializado nas áreas de user experience (UX), user interface (UI) e product design em modelos de formação presencial e remote.

Editor do blog pessoal DXD sobre digital experience design.

Criador e curador do ciclo de conversas mensais online e em português “Design systems tratados por tu” com o apoio do Clube Criativos Portugal.

Autor “Medium Top Writer” na categoria de Design.

Membro do Design Leadership Forum by Invision.

Vencedor em parceria com Ana Rute Costa do concurso para a criação da imagem do Dia Mundial da Arquitetura 2018 promovido pela União Internacional de Arquitetos.

Especial interesse pelas áreas de acessibilidade, design systems e serviços públicos aplicados à transformação digital de marcas, empresas e organizações.

Inspiração

O mundo é um lugar fantástico. Não só pelos seus lugares, mas principalmente pela sua diversidade de pessoas, culturas e história. Com todas as suas virtudes e desafios. Com todos os seus pontos de encontro e diferenças. Com toda a sua generosidade e vontades distintas.

O mundo é um lugar fantástico, onde o design, através do digital, pode fazer a diferença. Na democratização da informação (verdadeira), na inclusão de cada pessoa na sua especificidade, na partilha do conhecimento e oportunidades, na valorização da diferença entre culturas e no final do dia também, na construção de economias mais equilibradas e sustentáveis.

Acredito no design, independentemente da sua aplicação (neste caso através das competências de user experience, user interface e product design), não só como uma disciplina de soluções, mas fundamentalmente de processos conscientes. Processos feitos por e para pessoas, que conhecedores das variáveis de um determinado contexto, transformam problemas do quotidiano em soluções iterativas construídas de forma colaborativa, feitas a pensar no todo mas também na individualidade de cada pessoa.

Uma disciplina que desafia ao conhecimento profundo, não só da técnica, mas principalmente das pessoas, dos seus contextos e culturas. Do porquê das coisas. Um desafio que provoca cada designer a “sair detrás da sua secretária” e ir ao encontro do mundo — ou da cidade — que tem à sua volta, para só depois ser agente ativo na construção de soluções para os problemas do presente e todos aqueles que hão de vir.

Diário de uma descoberta

Este é um espaço de descoberta não só da técnica mas também de culturas. Uma descoberta feita no dia a dia mas igualmente enriquecida pelas viagens a alguns países do mundo — 🇩🇪 Alemanha, 🇦🇩 Andorra, 🇦🇹 Áustria, 🇧🇪 Bélgica, 🇸🇰 Eslováquia, 🇸🇮 Eslovénia, 🇪🇸 Espanha, 🇪🇪 Estónia, 🇫🇮 Finlândia, 🇫🇷 França, 🇭🇺 Hungria, 🇮🇪 Irlanda, 🇮🇸 Islândia, 🇮🇹 Itália, 🇵🇱 Polónia, 🇬🇧 Reino Unido, 🇨🇿 República Checa, 🇷🇺 Rússia, 🇨🇭 Suíça, 🇹🇷 Turquia e para além claro de alguns cantos e recantos de 🇵🇹 Portugal — que muito têm contribuído para uma visão inclusiva e multicultural do papel do design e dos designers.