Manifesto

A Everythinks faz-se de manifesto

Resultado de um amadurecimento de vários anos de prática da disciplina de design, o exercício de definir princípios, através por exemplo de um manifesto, que de alguma forma possam caraterizar uma determinada abordagem pessoal, constitui-se como um trabalho permanentemente em aberto. Muitos podem ser os caminhos e opções não faltam. Mas, definir princípios é também um exercício de escolha e identificação do essencial em cada momento.

Assumindo o design enquanto visão transformadora da sociedade e a criatividade premissa para a criação de marcas excepcionais, capazes de moldar as relações das pessoas com estratégias, experiências e produtos com significado, este manifesto assume-se como o preâmbulo para a prática do dia a dia. Num contexto onde cada pessoa é protagonista da sua própria “marca”, é de uma importância fundamental pensar conscientemente não só naquilo que se faz, mas também como e porque se faz.

Mais do que meras concepções abstratas, este manifesto representa um compromisso sincero entre o “saber fazer” e o “saber pensar”, ao mesmo tempo que se torna no ponto de partida para afirmação de uma abordagem própria em todos os novos projetos, que mesmo podendo ser muito díspares entre si, refletem uma ambição comum.

1.
Afirmar o autêntico sentido da cidadania em todas as realidades.

2.
Desenvolver marcas criando estratégias, experiências e produtos únicos.

3.
Procurar uma atitude multidisciplinar na afirmação de uma ideia.

4.
Arquitetar a forma em função do seu propósito essencial.

5.
Perceber a simplicidade eficaz como antítese do simplório.

6.
Olhar ao detalhe até ao ponto em que ele o deixa de ser.

7.
Traduzir em soluções a pesquisa e aprendizagem permanente.

8.
Encarar a experimentação como um processo natural de evolução.

9.
Fazer do método o principal fator de diferenciação.

10.
Olhar para o imprevisto como uma oportunidade de superação.

Em conjunto todos estes princípios, consolidados como um todo neste manifesto, representam partes isoladas de um propósito mais amplo. Em diferentes momentos da sua carreira é importante cada profissional conseguir fazer a si próprio, sem medo ou pudor, algumas questões fundamentais “Mas afinal de contas para que serve tudo aquilo que faço dos os dias? Que realização pessoal tiro eu disso?”.

Por muito que possa parecer, esta não é uma conversa metafísica ou abstrata. Conseguirmos desvendar, ou pelo menos tentar, encontrar um propósito enquanto profissionais, não é um pormenor. É um exercício de valorização, não só do valor que acreditamos que entregamos, mas também da forma como o fazemos.

Embora possa quase sempre ser um processo inacabado, saber definir um propósito é igualmente processo valioso de simplificação e clarificação. O futuro é um lugar incerto e o design, como o mundo, é uma área em profundas e constantes mutações. Mas, conseguir afirmar um propósito inequívoco, resultado de uma reflexão genuína, tem tanto de utilitário como de honesto.

Simplificar o dia a dia das pessoas, através do design e do digital.