Acessibilidade

A Everythinks faz-se de acessibilidade

A Everythinks leva muito a sério o seu compromisso com a acessibilidade inclusive nesta plataforma, disponível online — www.everythinks.pt — através do seu endereço público.

A acessibilidade digital é muito mais que um simples requisito. Um compromisso permanente e persistente, assumido com a humildade de quem procura todos os dias, imaginar e desenhar soluções seguindo as melhores práticas no campo da acessibilidade digital.

Tentando salvaguardar a utilização desta plataforma por todas as pessoas, independentemente do seu contexto de utilização, foram levadas acabo diversas avaliações automáticas e manuais. Estas avaliações tiveram como referência os requisitos descritos nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) versão 2.1 da responsabilidade do The World Wide Web Consortium (W3C).

Avaliações automáticas

A plataforma foi alvo de avaliações automáticas, utilizando 3 ferramentas diferentes — AccessMonitor, WebAIM Wave e Google Web.Dev Measure — sendo aqui publicados os respetivos relatórios resultado de cada uma dessas avaliações.

Nessas avaliações automáticas, foi utilizada uma amostra de 10 páginas diferentes da plataforma e representativas dos seus principais conteúdos e funcionalidades. As páginas avaliadas foram as seguintes: Página inicial; Perfil; Manifesto; Experiência; Investigação; Blog; Referências; Conversas; Publicações; Comunidades.

Avaliações manuais

A avaliação manual do nível de conformidade da plataforma com as WCAG 2.1 teve por base a verificação manual dos aspetos impossíveis de verificar de forma automática e descritos anteriormente nas ferramentas de avaliação automática.

Nível de conformidade

Depois de realizadas as avaliações automáticas e manuais doa dia 12 de Março de 2022, foi possível aferir que a plataforma tem um nível de conformidade de AAA com todos os requisitos descritos nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) versão 2.1.

Os referidos requisitos, estão disponíveis online de forma pública e gratuita, podendo ser consultados por todos aqueles que assim desejarem, facilitando também a sua própria avaliação.

Contactos

Em caso de dúvida, ou necessidade de esclarecimento adicional sobre as práticas de acessibilidade digital da Everythinks, poderá entrar em contacto com o responsável da plataforma através do email — info(at)everythinks.pt — e descrevendo em detalhe o motivo do contacto.

Este é um trabalho que nunca está concluído. É sempre possível construir melhores e mais acessíveis soluções e por isso todas as ideias, sugestões ou reportes de erros são contributos muito importantes.